Assembleia Geral Extraordinária decide pela adesão à Nova Central Sindical dos Trabalhadores

Geral | 03 de fevereiro de 2015

Na última quinta-feira, 04 de dezembro, foi realizada, no auditório Paulo Nogueira Batista do Ministério das Relações Exteriores, a Assembleia Geral Extraordinária do SINDITAMARATY.

A pauta da assembleia foi a aprovação dos planos de trabalho e orçamentário para 2015, e a filiação a uma central sindical.

Três representantes de diferentes centrais sindicais estiveram presentes para expor as políticas de atuação de suas entidades. São eles: o diretor da Associação Nacional dos Servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que representou a CSP/CONLUTAS, Sr. Almir Cezar; o presidente da União Geral dos Trabalhadores no Distrito Federal (UGT-DF), Isaú Joaquim Chacon; e o representante da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Lineu Neves Mazano.

Por votação, a central escolhida foi a Nova Central Sindical dos Trabalhadores. A entidade é composta por cinco confederações, 82 federações, 1078 sindicatos e cerca de 10 milhões de trabalhadores em todo país.

Após a decisão, os planos de trabalho e orçamentário para 2015 foram apresentados e aprovados por unanimidade. O afiliado Cesar Arévalo, oficial de chancelaria, declarou estar satisfeito com as iniciativas apresentadas nos planos: “Quero cumprimentá-los por tamanha decisão e boa vontade em fazer uma coisa que há tanto tempo precisamos. Tudo que está aí (nos planos) são coisas de extrema necessidade há anos. Fico feliz de pertencer a essa agremiação em que estou acreditando e muito.”.

A principal proposta da nova diretoria é concentrar esforços em itens como a adequação salarial, o aprimoramento jurídico da residência funcional, passaporte diplomático, fluxo das carreiras, jornada de trabalho e concursos para todas as carreiras do Serviço Exterior Brasileiro.

O sindicato também objetiva promover encontros de servidores, realizar a contratação de plataforma com sistemas administrativos e financeiros, promover uma semana de combate às práticas de assédio e realizar palestras sobre temas de interesse dos servidores.