Notícias

Bem-Estar Financeiro: Confira as dicas do especialista em finanças pessoais Paulo Albuquerque

Finanças | 30 de agosto de 2022

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


Na última terça-feira (23), a Divisão de Saúde e Segurança do Servidor (DSS/MRE) promoveu um evento on-line sobre finanças pessoais com o servidor Paulo Albuquerque. O oficial de chancelaria é professor da versão virtual do Programa Bem-Estar Financeiro, iniciativa do Sinditamaraty com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


Na palestra, Paulo iniciou sua fala alertando que 74% dos brasileiros têm no dinheiro a maior fonte de preocupação, superando temas como família, saúde e trabalho. Além disso, segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peiec), 77% dos brasileiros estavam endividados em junho deste ano.


Por esses e outros motivos, o oficial de chancelaria explica que se educar financeiramente é a melhor saída para quem quer viver com tranquilidade. No evento, ele apresentou brevemente o conteúdo dos módulos do Programa Bem-Estar Financeiro e deu dicas de como servidores do MRE podem melhorar suas finanças.

 

Rumo à tranquilidade financeira


No intuito de alcançar o sucesso financeiro, Paulo compartilhou a importância da criação de três hábitos: registrar receitas e despesas; realizar um orçamento doméstico e consumir de forma consciente. Ele pontuou que esses costumes são a chave para uma boa rotina de planejamento, controle e limites do próprio dinheiro.


Além disso, o especialista em mercado financeiro afirmou que apesar dos salários no Itamaraty serem considerados altos, “ter uma renda maior não implica ter um bem-estar financeiro melhor. Isso porque, o bem-estar financeiro surge a partir da mentalidade da pessoa, não necessariamente de quanto tem no bolso.”


Paulo finalizou a sessão respondendo às principais dúvidas do assunto aos espectadores presentes no evento ao-vivo, tais como: “Qual a melhor forma de minimizar a queda de renda na aposentadoria? É uma boa ideia investir no exterior? Previdência complementar é a melhor solução para quem está prestes a se aposentar?”, entre outras.

 

Assista à palestra completa pelo canal da DSS no YouTube ou pelo Portal de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, disponível na Intratec.

 

Curso de Finanças

A versão virtual do “Programa Bem-Estar Financeiro” está sendo produzida em parceria inédita entre o Sinditamaraty e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma autarquia governamental, vinculada ao Ministério da Economia. O curso, em formato de videoaulas, é financiado pelo Sindicato e tem previsão de lançamento para setembro, em comemoração ao aniversário da entidade.

A iniciativa auxiliará o público a lidar melhor com suas finanças pessoais, a fim de que se atinja uma tranquilidade financeira.


Leia a matéria completa sobre o “Programa Bem-Estar Financeiro”: https://bit.ly/3dOI8I7.


Confira também o episódio do SindyCast, podcast do Sinditamaraty, com o servidor Paulo Albuquerque sobre finanças pessoais: https://spoti.fi/3afDFgg.


*Luana Lima, estagiária sob supervisão de Gabriella Bontempo