Notícias

Bem-Estar Financeiro: curso preparado pelo Sindy será lançado nesta sexta (23)

Finanças | 21 de setembro de 2022

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


O Sinditamaraty convida todos os servidores do MRE para assistir à live de lançamento da versão virtual do Programa Bem-Estar Financeiro, que será realizada nesta sexta-feira (23), às 10h. O presidente do Sindicato, João Marcelo Melo, e o especialista em finanças e professor do curso, Paulo Albuquerque, irão conversar sobre o assunto em transmissão on-line no YouTube e no Facebook do Sindy.

 

Curso de Finanças

O lançamento do Programa Bem-Estar Financeiro, versão virtual, só foi possibilitado devido à parceria inédita entre o Sinditamaraty e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma autarquia governamental, vinculada ao Ministério da Economia. A motivação principal do produto é auxiliar o público a lidar melhor com suas finanças pessoais e, dessa forma, atingir maior tranquilidade financeira.

 

O programa, originalmente, foi pensado para acontecer de forma presencial, porém diante das limitações da pandemia e da dificuldade logística dos servidores do MRE, que estão em diferentes postos pelo mundo, a modalidade virtual pareceu ser a mais adequada.  Assim, por meio de videoaulas, o curso buscará incentivar os servidores do Itamaraty a administrar melhor seus rendimentos e, com isso, pagar dívidas, organizar a aposentadoria, planejar uma reserva de emergência, entre outros. 

 

O presidente do Sindicato, João Marcelo Melo, explica que a iniciativa “é um sonho antigo, desde quando foram feitos cursos de preparação para a aposentadoria, em parceria com a DTA. A expectativa agora é que com o curso, os colegas passem a dispor das ferramentas para planejar seu futuro com segurança.”

 

A intenção do Sindicato é, após disponibilizar o curso aos filiados, negociar acordos com o próprio Itamaraty e outras entidade sindicais, a fim de disseminar o conhecimento e alcançar o maior número de beneficiados possível.

 


Bastidores

O servidor Paulo Albuquerque, multiplicador do curso, conta que ao longo do processo de produção, a gravação foi um dos principais desafios enfrentados. “Já tinha participado de outras gravações, mas nada como a desse projeto. A equipe de gravação era multidisciplinar, experiente e muito profissional; foram pacientes comigo. Foi muito bacana e gostoso participar disso. Fiquei bastante feliz com o resultado”, afirmou. 

 

Outra dificuldade superada, segundo ele, foi a elaboração dos roteiros. Isso porque, como Paulo explica, o tema de finanças pessoais é um mar de possibilidades, o que torna mais trabalhosa a construção de um texto simples e de fácil entendimento. O intuito a partir dali, portanto, se tornou transformar um conteúdo, muitas vezes técnico e complexo, em algo objetivo e apresentado da melhor forma possível à audiência. 

 

Em relação às expectativas com o lançamento do produto final, Paulo compartilha: “Espero que o curso seja um ponto de partida e de sensibilização aos filiados do Sinditamaraty, e do público em geral, para que despertem quanto ao mundo da educação financeira e das finanças pessoais, que muitas vezes é esquecido e colocado em segundo plano.” 

 

Por fim, o especialista reforça o convite aos servidores do Itamaraty para acompanhar a live especial de lançamento do Programa Bem-Estar Financeiro versão virtual. “A gente se dedicou bastante a isso, foi mais de um ano de produção e tudo feito com muito carinho. Foram muitas noites viradas trabalhando no roteiro, tentando deixar o conteúdo o mais enxuto possível e o mais agradável ao gosto de todos. Para continuarmos tocando o projeto e fornecendo mais conteúdo, precisamos da adesão de todos!”

 

*Luana Lima, estagiária sob supervisão de Gabriella Bontempo

 


Confira ainda como foi a participação do servidor Paulo Albuquerque no episódio sobre finanças do SindyCast – o podcast do Sinditamaraty. Para ouvir, acesse aqui.