Notícias

Campanha de vacinação contra a gripe começou e vai até 3 de junho

Saúde | 04 de abril de 2022

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


A campanha anual de imunização contra o vírus influenza, causador da gripe, começou no dia 4 de abril e seguirá até 3 de junho, segundo o Ministério da Saúde. Como costumeiro, o público-alvo é dividido em blocos, para organizar a campanha e evitar a aglomeração nos postos de vacinação.

Os primeiros a se vacinarem serão os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde. Esse púbico tem até 2 de maio para buscar os postos de imunização espalhados pelo Brasil. 

No segundo bloco, que vai de 3 de maio a 3 de junho, serão vacinadas as crianças de 6 meses até 4 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

Importante prevenção
Para a campanha deste ano, a vacina produzida protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza tipo B – por isso é chamada de triplavalente. A definição dessas cepas é  feita com base em estudos que indicam quais vírus mais circularam no inverno do hemisfério norte e que, portanto, podem ser os mais intensos também no inverno do hemisfério sul.

Este ano, há uma novidade na campanha: além da vacina para prevenir a gripe, as pessoas que ainda não se vacinaram contra o sarampo também poderão receber a dose com essa finalidade. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação é para “evitar surtos da doença, que pode sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte”.

Receber a vacina contra a gripe não atrapalha a imunização contra a Covid-19. As doses de cada imunizante podem ser aplicadas, inclusive, no mesmo dia, se for preciso.