Filiados ao Sinditamaraty devem votar até segunda (20) se aceitam reajuste salarial de 9%

Servidor | 17 de março de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

Hoje (17), ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), convocada pelo Sinditamaraty, sobre o reajuste salarial dos servidores públicos federais para 2023.

A votação iniciou no período da tarde desta sexta-feira (17), e ficará aberta até às 11h da segunda-feira (20). A deliberação é a respeito da:

1) Aceitação ou rejeição da nova proposta de reajuste salarial apresentada pelo Ministério de Gestão e Infraestrutura no OFÍCIO SEI Nº 12917/2023, especificamente, reajuste linear de 9,0% sobre a atual remuneração e auxílio alimentação de R$ 658,00, a vigorar a partir de 1º de maio de 2023.

O presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, apresentou aos filiados uma retrospectiva da campanha salarial unificada, retomada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), em janeiro deste ano.

Melo explicou que, apesar do valor ofertado de reajuste linear de 9% estar distante do considerado justo, neste momento, é recomendado aceitar a proposta. Ainda segundo o presidente do Sindy, a intenção é manter a mobilização para conseguir a ampliação do orçamento destinado à recomposição salarial dos servidores na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2024.

O representante do Conselho de Gestão Estratégica do Sindicato, Alexey Van Der Broocke, acrescentou: “Absorver os 9% não significa que concluímos as negociações. Apenas começamos a tentar tirar, pelo menos, a diferença provocada pelas inflações sucessivas dos últimos seis anos.”

A assessora sindical do Sinditamaraty, Eliane Cesario, reforçou o pedido de participação de todos(as) filiados(as) à entidade, para que na segunda-feira (20), o Sinditamaraty responda ao Ofício 12917/2023 do MGI e assine o acordo em benefício de toda a categoria.

Dentre as pautas do Sindy, que não são de cunho salarial, e serão defendidas nos próximos meses, destacam-se: retirada da PEC 32/2020, a respeito da reforma administrativa; revogação de instruções normativas que limitam a participação de servidores em atividade sindicais; discussões sobre a reforma fiscal e o Orçamento de 2024 a fim de que até o término do governo Lula, em 2026, a recomposição inflacionária seja alcançada; e, por fim, retomada das Mesas Setoriais, para debate de pautas específicas do Ministério das Relações Exteriores, como reestruturação de carreiras e formulação de nova lei do Serviço Exterior Brasileiro (SEB).

Instruções para a votação

É possível acessar o link para a votação em http://bit.ly/3FyooUd. É necessário informar o CPF como login, e a senha já utilizada em votações anteriores. Caso o servidor tenha esquecido tal informação, é possível redefinir a senha no link ‘Esqueci minha senha’. Em seguida, o sistema enviará uma mensagem para o e-mail cadastrado junto ao Sindy com as instruções para esse passo.

A gravação da AGE ficará disponível no canal do YouTube e no perfil do Facebook do Sindicato. Confira, compartilhe com os colegas do Itamaraty e não deixe de votar!