Já checou no Banco Central se você tem valores pendentes a receber?

Finanças | 15 de fevereiro de 2022

Autor: Erika Braz

Os bancos públicos e privados que atuam no Brasil têm cerca de 8 bilhões de reais para devolver aos seus correntistas. Esse dinheiro é resquício de contas fechadas ou simplesmente esquecidas. Para devolver esses valores pendentes, o Banco Central (BC) tem feito uma campanha de resgate e disponibilizou um site para que os cidadãos possam pesquisar se têm ou não algo para receber das instituições financeiras.

Interessados devem acessar o site usando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), além da data de nascimento (da pessoa ou da empresa). Em caso positivo de recurso a receber, o sistema do Banco Central automaticamente agendará data ou indicará o período para resgate.

Segundo o BC, o agendamento da devolução será de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa. E os períodos – os horários de acesso disponíveis - são de 4h às 14h ou de 14h à meia-noite.

Passo a passo para o resgate
1) Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br, consulte, com CPF e data de nascimento, se há valores a receber. Caso haja valores pendentes, o sistema agendará automaticamente uma data para resgate;

2) O resgate, na data agendada, requererá uma conta Gov.br, níveis prata e ouro. Saiba mais sobre os níveis da conta Gov.br.

3) Aquele que tem valor a receber deve voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período indicados no primeiro acesso;

4) O cidadão deverá indicar uma chave PIX ao banco que fará o pagamento.

Repescagem e terceira chance
Quem perder o prazo de resgate dos valores pendentes terá uma segunda chance, no que o Banco Central chama de “repescagem”. Esse período para nova chance de acesso vai funcionar durante os sábados, das 4h à meia-noite.

Há ainda uma terceira chance para quem perder o sábado de repescagem. Nesse caso, o cidadão com saldo a receber precisará fazer novamente a consulta e a solicitação de resgate a partir do dia 28 de março.

Direito assegurado
Se o cidadão simplesmente não fizer o resgate durante esta campanha, não há problema. O dinheiro não será perdido, como esclarece do Banco Central: “mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, não se preocupe, pois isso não afeta seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite o resgate”.

O Banco Central indica que as pessoas fiquem alertas contra possíveis golpes e ressalta que apenas este site - valoresareceber.bcb.gov.br – é o oficial da campanha. Não haverá pedido de senhas ou envio de links por parte do BC. Além de não haver qualquer contato telefônico ou por mensagem, seja via SMS, WhatsApp e/ou outros.

Atenção! O Banco Central explica: “Somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave PIX, a instituição financeira que você escolheu entrará em contato para realizar a transferência. Atenção: mesmo nesse caso específico, essa instituição NÃO pode pedir que você informe seus dados pessoais nem sua senha”.

Esta campanha para o resgate do dinheiro esquecido é a primeira de duas levas. A segunda parte estará disponível a partir de maio deste ano.