Notícias

Número de eleitores brasileiros no exterior bate recorde

Geral | 13 de maio de 2022

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


Com o aumento de brasileiros morando fora do país, elevou-se também o total de eleitores registrados na Zona Eleitoral Exterior. Com 603.391 mil cadastros - 116 mil a mais em comparação com as eleições de 2018 – o número é o recorde já registrado. O aumento de eleitores entre os pleitos foi de 24%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
O total de eleitores fora do Brasil é tão relevante que chega a ser superior ao número de votantes de alguns estados brasileiros como Roraima e Acre. Por outro lado, ainda com este significativo aumento, a Zona Eleitoral Exterior representa somente 0,4% do total de brasileiros aptos a votar. Atualmente, esse montante tem 148,3 milhões de pessoas.
 
Importante destacar que as eleições fora do país são organizadas pela Justiça Eleitoral e realizadas com o apoio dos consulados e embaixadas do Brasil nos países estrangeiros. Esse trabalho desempenhado pelos servidores do Itamaraty não conta como remuneração adicional, é simplesmente mais uma atribuição além daquelas já desempenhadas no Serviço Exterior Brasileiro.
 
Cronograma
Os eleitores brasileiros, incluindo os servidores do Itamaraty removidos, tiveram até 4 de maio para transferir seus títulos eleitorais. Quem não cumpriu esse prazo deverá justificar a ausência nas Eleições Gerais de 2022.
 
As eleições estão agendadas para o dia 2 de outubro. Caso a disputa siga para o segundo turno, ela ocorrerá em 30 de outubro. Fora do país, os eleitores brasileiros podem votar somente para o cargo de presidente da República.
 


Leia também:
 
Eleições no exterior: TSE abrirá 30 novas seções eleitorais em 21 países


Você sabia?
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), até agosto de 2021 havia 4,2 milhões de brasileiros morando no exterior.