Nota de Pesar: Antonio Carlos Toneto

Nota de Pesar | 19 de abril de 2022

Autor: Erika Braz

O Sinditamaraty recebeu com tristeza a notícia do falecimento do oficial de chancelaria aposentado, Antonio Carlos Toneto – servidor que atuou significativamente para a fundação deste Sindicato e para a garantia de direitos daqueles que atuam no Serviço Exterior Brasileiro.

Toneto, como era conhecido, foi o primeiro presidente da Associação Nacional dos Oficiais de Chancelaria (Asof). Protagonizou grandes momentos de luta pela valorização da carreira, de forma especial, na primeira greve de 2008, em prol da remuneração por subsídio.

Aposentado desde 2012, Antonio Carlos Toneto começou a carreira no Ministério das Relações Exteriores (MRE) em 1977, no Consulado-Geral em Londres. Esteve em missões nas Embaixadas do Brasil em Dacar, Bissau, Tóquio, Paris e Jacarta. Além de atuar na Coordenação de Patrimônio, Arquitetura e Engenharia, na Divisão de Serviços Gerais, na Divisão de Comunicação.

O primeiro presidente do Sinditamaraty, Alexey van der Broocke, lamentou a perda do colega e lembrou da importância dele na instituição do Sindicato. “Toneto era, na época da fundação do Sindy, o presidente da Asof. Naquele momento, foram efetuadas algumas atividades conjuntas, inclusive greve, paralisações. Ele não atuou pelo Sindicato, mas atuou com o Sindy”. E completou: “Toneto foi pessoa importante no nosso cenário de reivindicações. Sua partida é simplesmente lamentável, dolorosa”.

Em seus últimos anos, dedicou tempo à família, à gastronomia, à fazenda em Ribeirão Preto (SP) e às viagens à Itália – sua segunda pátria do coração. Infelizmente, uma perda irreparável não só para familiares e amigos, como também para o Ministério das Relações Exteriores e o serviço público.

Toneto faleceu nessa segunda-feira (18) e seu velório foi hoje pela manhã, em Ribeirão Preto, São Paulo. O Sinditamaraty presta condolências à família e aos amigos.