Nota do Sinditamaraty: reajustes e valorização de todos do serviço público em 2022

Nota do Sinditamaraty | 24 de dezembro de 2021

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores - Sinditamaraty registra sua preocupação face o atual momento do serviço público, notadamente, quando se estima que mais de 1 milhão de servidores estão sendo alijados do direito constitucional de revisão salarial em favor de uma agenda que ataca os servidores, não investe em adequadas condições de trabalho e não reconhece, em plena pandemia, os esforços de todos os segmentos que atuam pela sociedade.

O Sinditamaraty relembra ao Governo Federal que, assim como os colegas servidores públicos militares e policiais federais, todos os demais servidores públicos atuam no Brasil e no exterior para viabilizar as políticas públicas. Diferente dos colegas da segurança pública e dos militares, porém, os demais servidores padecem do reconhecimento por trabalho, cada vez mais vilificado, comprometido pelo arrocho salarial e a pela crescente necessidade de realização de concursos.

Confiamos que da mesma forma em que a valorização dos colegas da Polícia Federal está sendo priorizada, as autoridades estejam abertas às reivindicações das outras entidades sindicais e empenhadas em remediar o agravamento das perdas salariais frente à galopante inflação de 10,2% projetada pelo Banco Central, prevenindo a piora desse cenário de disputas que tende a ampliar as crises institucional, política e econômica do país.

Ao mesmo tempo, conclama os servidores a permanecerem alertas, unidos e mobilizados contra esse tratamento discriminatório, em defesa do serviço público e da democracia.