Pautas prioritárias do serviço público são discutidas em café da manhã com parlamentares

Servidor | 22 de março de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

Nesta terça-feira (21), o Sindy esteve em mais um evento importante para o universo sindical. Foi realizado, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, um café da manhã entre entidades representativas dos servidores públicos e parlamentares, para discutir as pautas prioritárias do serviço público.

O evento, organizado pelo Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), contou com a participação das deputadas Érika Kokay (PT/DF) e Alice Portugal (PCdoB/BA); da delegada Adriana Accorsi (PT/GO); da professora Luciene Cavalcante (PSOL/SP); do deputado Chico Alencar (PSOL/RJ); e de diversas lideranças do funcionalismo público.

Como pautas dos debates, a regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), o avanço nas discussões sobre o mandato classista com ônus para a Administração e a derrubada do veto ao PL 3831/2015, que regulamenta a negociação coletiva no serviço público.

Sobre o combate à discriminação racial, tema que marcou o 21 de março, o presidente do Fonacate, Rudnei Marques, defendeu a política de cotas. “Infelizmente, os negros não ascendem às carreiras mais disputadas do serviço público. A população brasileira é majoritariamente negra, mas apenas 20% do efetivo das carreiras de Estado. Precisamos parar o projeto da lei geral dos concursos para garantir cotas, até que essa situação seja revertida”, enfatizou Marques*.

A assessora sindical Eliane Cesario, representante do Sindy na ocasião, destacou o papel do Fonacate como importante interlocutor do serviço público e ressaltou a necessidade de união para reconstrução: "Nessa agenda de reconstrução precisamos, mais do que nunca, nos unir e concentramos esforços na retirada da PEC 32 aqui no Congresso. O Brasil precisa de um serviço público instrumentalizado com condições de trabalho adequadas, com garantias do cargo, como a estabilidade, asseguradas, sem nenhuma forma de precarização", declarou Cesario.

Segundo o Fonacate, a expectativa é de que mais eventos com esse modelo sejam realizados nos próximos meses para acompanhar o andamento das pautas discutidas.

Acompanhe os canais do Sindy para saber mais!

*Com informações do site do Fonacate