Notícias

Por Dentro do Itamaraty: MRE implementa Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho

Por Dentro do Itamaraty | 26 de julho de 2022

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


O Itamaraty instituiu o Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (QVT-MRE) com o objetivo de guiar ações relacionadas à saúde e à segurança dos servidores. A portaria nº 400, em vigor desde o dia 7 de julho, oficializa a iniciativa e explica conceitos adotados pelo programa, como saúde laboral e bem-estar, por exemplo.

 

A “promoção de saúde laboral” se refere, no documento, ao “conjunto de ações dirigidas à saúde do servidor, por meio do conhecimento dos fatores motivadores e adoecedores no ambiente de trabalho”. Já “bem-estar” se baseia em três critérios principais quanto ao espaço organizacional: a satisfação, o envolvimento e o comprometimento efetivo do servidor.

 

A Divisão de Saúde e Segurança do Servidor (DSS) será responsável por elaborar e gerir um plano de trabalho anual, com pesquisas e orientações que abordem os temas citados. A proposta do plano será submetida, posteriormente, à Secretaria de Gestão Administrativa (SGAD) para aprovação até o primeiro dia útil do mês de novembro.

 

Leia a Portaria na íntegra: https://bit.ly/3RAGOI5


*
Luana Lima, estagiária sob supervisão de Gabriella Bontempo