Retrospectiva: Sindicato realiza as primeiras eleições 100% digitais

Institucional | 17 de dezembro de 2021

Autor: Erika Braz

As eleições de 2021 ficaram marcadas na história do Sinditamaraty por conta da tecnologia envolvida em absolutamente todo o processo eleitoral. Foram as primeiras eleições 100% digitais da entidade, que pela peculiaridade de ter filiados nos quatro cantos do mundo, têm ainda mais relevância. O pleito ganhou um hotsite – uma página secundária do Sindicato exclusiva sobre as eleições.

Formada remotamente, a Comissão Eleitoral foi instituída em 1º de abril de 2021 e e realizou todas as reuniões por meio de plataforma de encontros on-line, além de debater detalhes em aplicativos de mensagens. Dessa forma, pela primeira vez, filiados que estavam lotados no exterior também puderam compor a Comissão. O grupo foi formado pelos servidores Bruna Magalhães, Mariana Ximenes, Ilka Joko, Rodrigo de Carvalho e Vinícius Fernandes.

Sob a presidência da oficial de chancelaria Ilka Hitomi Joko, a Comissão Eleitoral criou um calendário que pudesse ser totalmente executado de forma remota, tanto pelos eleitores quanto pelos funcionários do Sindicato e terceirizados envolvidos nas eleições. O Edital do Processo Eleitoral para o biênio 2021/2023 do Sinditamaraty também foi pensado para o ambiente digital.

Comunicação digital
Para que a votação ocorresse, a divulgação on-line foi massiva e contou com o envio de mensagens por aplicativos, e-mails, reportagens, vídeos e outras publicações disponíveis via mídias digitais. Assim como as inscrições de chapas e candidaturas individuais, que também foram feitas exclusivamente por meio de formulário disponível na web e o protocolo de recebimento oficial por parte da Comissão, via e-mail.

Depois de analisadas, as candidaturas individuais e de chapas foram homologadas e os candidatos ganharam espaço nas redes sociais para apresentar seus planos de gestão, por vídeo ou texto - outra inovação das eleições de 2021.

Votação eletrônica
Entre os dias 21 e 23 de junho, depois de testes de segurança, a votação eletrônica ocorreu sem interferências, elegendo, ao final, as chapas e candidatos para os cargos do Conselho de Gestão Estratégica (CGE), da Diretoria Executiva (DE) e do Conselho Fiscal (CF) do Sinditamaraty.

O encerramento de todo o pleito foi com a posse no dia 1º de julho, fechada para o público, apenas com a presença daqueles que tomariam posse, e que foi transmitida ao vivo pelo canal do Sinditamaraty no YouTube. Na ocasião, a presidente da Comissão Eleitoral Ilka Joko destacou o fato de as eleições digitais terem alcançado um número expressivo de filiados votantes – um total de 293. “Constatamos o aumento da participação de filiados no pleito que ocorreu de forma tranquila”, afirmou.

Confira o resultado das eleições aqui