Notícias

Saiu na Bola: Recadastramento de aposentados e pensionistas

Saiu na Bola | 16 de junho de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


O Sinditamaraty reforça um comunicado importante da Divisão de Pagamentos do Ministério das Relações Exteriores (DPAG/MRE) sobre o recadastramento de aposentados e pensionistas. De acordo com a DPAG, a exigência de recadastramento anual desse público está suspensa até o dia 30 de junho.

A interrupção está prevista na Instrução Normativa 53, de 20 de maio de 2021, do Ministério da Economia. Trata-se de uma medida de prevenção à transmissão da Covid-19, pois para o recadastramento seria necessário que o público fosse até a agência bancária onde recebe o benefício. 

Servidores aposentados e os pensionistas não estão obrigados a fazer o recadastramento até o dia 30 de junho, mas ele ainda é necessário. Por isso, o governo federal recomenda a comprovação de vida por meio digital.

Prova de vida digital
O recadastramento pode ser feito por meio da biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Quem tiver, basta baixar o aplicativo Sou.gov.br no celular, na versão IOS ou Android, e realizar a prova de vida digital.

Este “app” é exclusivo para os servidores ativos e inativos e os pensionistas do Poder Executivo Federal. Depois de baixado, o usuário precisa fazer o login, que é o mesmo criado no site Gov.br. Então, é fundamental ter criado uma conta no site Gov.br antes de qualquer coisa. 

Depois da comprovação digital, o servidor aposentado ou pensionista acompanha a situação pelo SouGov.br, onde pode obter o comprovante de recadastramento. 
 


Leia também:
Novidade tecnológica: aposentados e pensionistas poderão fazer a prova de vida remotamente