Notícias

Saiu na Bola: Votação do mecanismo de promoções de oc/ac vai até o dia 8 de março

Saiu na Bola | 04 de março de 2022

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


As votações eletrônicas horizontais do mecanismo de promoções de assistentes e oficiais de chancelaria do primeiro semestre de 2022 estão abertas. Os servidores interessados em participar devem acessar o site urna.itamaraty.gov.br até as 23h59 desta terça-feira, 8 de março.

Cada servidor poderá votar no mesmo número de vagas. Por exemplo, se existirem 4 vagas, serão 4 votos. 

De acordo com a Portaria ministerial 111, publicada no dia 21 de fevereiro de 2022, as promoções “preencherão as vacâncias existentes em cada classe até o último dia útil de março de 2022”. 

Vagas
Apesar das votações abertas, o Sinditamaraty demonstra preocupação acerca da quantidade de vagas existentes para promoção de cada classe na carreira de oficial de chancelaria- assunto que já vem sendo discutido pela entidade nos últimos meses.
 
Sinditamaraty apresenta ao MRE proposta sobre o fluxo de promoções da carreira de oficial de chancelaria

Os números de vagas abertas para promoção na carreira de oficial de chancelaria são as seguintes: quatro vagas por merecimento para promoção à Classe Especial; cinco vagas por merecimento e uma por antiguidade para promoção à Classe C; quatro por merecimento e duas por antiguidade para promoção à Classe B.

Já os números de vagas abertas para promoção na carreira de assistente de chancelaria, são: 72 vagas por merecimento para promoção à Classe Especial; além de 188 vagas por merecimento e 46 vagas por antiguidade para promoção à Classe C. Importante esclarecer que não haverá promoção à Classe B, por causa da ausência de assistentes de chancelaria posicionados na Classe A.

Sobre as vagas por antiguidade, a Portaria 111 diz que “em caso de haver mais de um habilitado à promoção por antiguidade, considerar-se-á, como critério de desempate, a posição relativa do servidor na lista de antiguidade”.