Notícias

Servidores aposentados devem realizar prova de vida até 31 de dezembro

Serviço | 19 de novembro de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


Depois de inúmeras prorrogações por conta da pandemia de Covid-19, agora o governo federal determinou que os servidores públicos aposentados devem realizar a prova de vida até 31 de dezembro deste ano. A regra também vale para pensionistas e anistiados políticos civis.
 
Quem não fez a comprovação de vida entre janeiro de 2020 a setembro de 2021 deve cumprir a exigência para não ter o benefício bloqueado, já que a prova de vida é requisito obrigatório para o recebimento da aposentadoria. O objetivo é evitar fraudes e pagamentos indevidos.
 
Há duas maneiras de realizar a prova de vida. A mais comum é indo presencialmente à agência bancária onde o benefício é pago. Nesse caso, é preciso apresentar um documento de identificação com foto. A outra maneira é a comprovação digital, realizada por meio dos aplicativos de celular SouGov.br e GOV.BR. A prova de vida digital só é possível para aqueles que têm digital cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
 
Para aqueles que optarem pela comprovação digital, o procedimento será iniciado pelo SouGov.br e, em seguida, o beneficiário deverá efetuar a validação facial em outro aplicativo, o Gov.br – ambos estão disponíveis nas versões Google Play e App Store. Ainda no SouGov.br é possível acompanhar a situação da prova de vida e emitir o comprovante sobre a realização do procedimento.