Sindicato sugere melhorias à concessão de promoções aos servidores

Institucional | 27 de outubro de 2021

Autor: Erika Braz

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) recentemente publicou a Portaria 835/2021, que acelera promoções a segundo e a primeiro secretário em 2022 e 2023. No entanto, na análise do Sinditamaraty, embora tais promoções tenham ganhado fôlego parcial, o universo dos beneficiados é restrito.

Esse assunto foi abordado em ofício enviado pelo Sinditamaraty ao secretário-Geral das Relações Exteriores, embaixador Fernando Simas Magalhães, nesta quarta-feira (27).

O Sindicato pede que o MRE adote também medidas para a resolver a questão do engessamento das promoções das carreiras de oficial de chancelaria e assistente de chancelaria. “Esperamos que a constituição de grupo de estudo para analisar o tema apresente soluções céleres e duradouras”, afirma a entidade no documento.

Grupo de estudos sobre as promoções
Além de se posicionar sobre o tema, o Sinditamaraty se colocou à disposição do ministério para compor o grupo de estudos. O Sindicato ainda sugeriu alguns passos a serem dados pelo MRE como, por exemplo, a elaboração de planejamento estratégico que contemple os mecanismos de promoção para 2022 a 2025.

Outras propostas da entidade são a elaboração de estudo para alteração legislativa de decretos e portarias internas do MRE e a redistribuição do quantitativo de cargos em cada classe/carreiras de todo o Serviço Exterior Brasileiro (SEB).

Regulamentar os 893 cargos criados pela Lei 12.601/2012, que já têm autorização legal para provimento gradual, seja por concurso público ou por ascensão profissional e a regulamentação dos cargos de diplomata criados pela mesma legislação, priorizando inicialmente o aumento de vagas na classe de Conselheiro, também estão na pauta de sugestões do Sinditamaraty ao Ministério das Relações Exteriores.

Confira ofício na íntegra