SINDITAMARATY: Paralisação de servidores do Itamaraty no exterior tem ampla adesão

Geral | 23 de junho de 2016

A Paralisação convocada pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações (SINDITAMARATY) para esta quinta-feira (23) tem adesão em mais de 50 postos do Itamaraty no exterior: incluindo embaixadas, consulados, e missões. Onde apenas 30% do quadro de pessoal cumpre expediente.
O ato será acompanhado de manifestação em frente ao Itamaraty, marcada para as 16h, horário de Brasília, em protestos contra atrasos no auxílio moradia fora do país e corte na gratificação natalina e adicional de férias que acarretará perda salarial de, em média 40%. Os servidores reivindicam também reenquadramento e reajuste salarial no Brasil. Haverá paralisação em Brasília enquanto durar o ato público.
O SINDITAMARATY foi comunicado pelos servidores de paralisação das atividades nos seguintes postos:
Embaixadas:

Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Argel (Argélia), Atenas (Grécia), Belmopan (Belize), Bratislava (Eslováquia), Boston (Estados Unidos), Bucareste (Romênia), Cairo (Egito), Camberra (Austrália), Castries (Santa Lucia), Chicago (Estados Unidos), Copenhague (Dinamarca), Dakar (Senegal), Estocolmo (Suécia), Genebra (Suíça) Helsinki (Finlândia), Jacarta (Indonésia), Kuala Lumpur (Malásia), Liubliana (Eslovênia), Londres (Inglaterra), Luanda (Angola), Manila (Filipinas), Mascate (Omã), Montevidéu (Uruguai), Moscou (Rússia), Nairóbi (Quênia), Nova Déli (Índia), Oslo (Noruega), Paris (França), Pequim (China), Port of Spain (Trinidade e Tobago), Praga (República Checa), Roma (Itália), Teerã (Iran), Tóquio (Japão), Tbilisi (Geórgia), Túnis (Tunísia), Vaticano, Viena (Áustria), Washington (Estados Unidos).

Consulados

Barcelona, (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Ciudad del Este (Paraguai), Córdoba (Argentina), Genebra, (Suíça), Hamamatsu (Japão), Hong Kong (China), Londres (Inglaterra), Madri (Espanha), Nagóia (Japão), Nova Iorque (Estados Unidos), Paris (França), Porto (Portugal), Roma (Itália), Santiago (Chile)

Missões
Viena (Áustria), Roma (Itália), Londres (Inglaterra), Lisboa (Portugal), Genebra, (Suíça), Bruxelas (Bélgica).

Saiba mais
Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY), enquanto diversas carreiras tiveram suas recomposições salarias aprovadas pela Câmara dos Deputados, no início deste mês, as negociações salariais dos servidores do Itamaraty estão travadas desde 2015 e a categoria tem remuneração inferior a demais carreiras típicas de Estado do Poder Executivo.

O comunicado do corte da gratificação natalina no exterior, 13º da categoria, às vésperas da data do habitual adiantamento do pagamento, agrava a situação dos servidores lotados em missão, que já sofrem com atrasos cumulativos e constantes do reembolso do auxílio moradia e contam com esta renda para colocar as contas em dia.

Pautas
Reenquadramento e o reajuste da remuneração no Brasil;
Pagamento tempestivo das parcelas do auxílio moradia no exterior (residência funcional);
Pagamento regular da primeira parcela do 13º salário e do adicional de férias no exterior, sem o corte anunciado pelo Itamaraty.
Manifestação em Brasília
Data: 23/06/2016
Horário: 16h (horário de Brasília)
Local da manifestação: entre o Ministério da Saúde e o Itamaraty