Notícias

SindyCast: histórias de servidores do Itamaraty são apresentadas em podcast 

Reportagem Especial | 03 de novembro de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


Dentre as funções mais importantes desenvolvidas pelos servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) está o atendimento consular. É por meio dele que a comunidade brasileira no exterior é auxiliada em suas demandas. O que muitos não sabem, é que esses servidores já viveram histórias bem desafiadoras. Algumas, em projetos incríveis, outras em tragédias difíceis de superar. 

Para revelar algumas dessas histórias reais, o Sinditamaraty produziu uma série com quatro episódios para o SindyCast – o podcast do Sindicato. Em “Relatos: histórias do Serviço Exterior”, é possível se surpreender com as experiências vividas pelos servidores do Itamaraty. Confira a sinopse dos quatro episódios:

Episódio 1
Totalmente envolvida com drogas e completamente perdida, uma jovem brasileira conta com a ajuda dos servidores do MRE para voltar para a casa. Essa história se passa em Londres e representa a importância do trabalho consular na proteção e no amparo dos brasileiros.  “Depois de o pai ter cortado as remessas de dinheiro, com a esperança de que com isso inibiria o uso de drogas, ela passou a viver como “squatter”, termo inglês utilizado para pessoas, geralmente usuários de drogas, que vivem em casas abandonadas”. 

Episódio 2
Imagine brasileiros correndo risco de morte por causa de conflitos com sem-terra paraguaios. A segunda história da série se passa em Assunção, no Paraguai. Nesse caso, a atuação dos servidores do Itamaraty foi imprescindível. “Assim que chegamos, apesar da escolta policial que acompanhava a missão, fomos completamente cercados pelos sem-terra paraguaios que, com facões, foices e outras ferramentas e entoando palavras de ordem sobre o movimento campesino, nos impediram de atravessar a área da colônia para que pudéssemos ter contato com as famílias brasileiras”.

Episódio 3
A história se passa na Capadócia, Turquia, após a queda de um balão turístico onde haviam brasileiros entre as vítimas. “Fiz tudo para tentar minimizar a dor daquelas pessoas que estavam com inúmeras fraturas, deitadas em camas, com dores constantes que não passavam nem com o mais forte dos analgésicos”, relatou a servidora.

Episódio 4
As representações brasileiras também desenvolvem projetos incríveis. E é sobre isso que o último episódio da série vai contar. Nos Estados Unidos, um projeto foi desenvolvido para apresentar a língua portuguesa para crianças brasileiras ou filhas de brasileiros. “Muito embora não atuasse na área cultural do Consulado, percebi que havia grande demanda da comunidade brasileira por atividades que agregassem os compatriotas e trouxessem contribuições mais duradouras para a segunda geração de imigrantes”, recorda. 


O primeiro episódio da série já está disponível no SindyCast – o podcast do Sinditamaraty.

Ouça agora!