31 de janeiro é dia nacional de mobilização dos servidores públicos federais pela recomposição salarial

Servidor | 30 de janeiro de 2023

Autor: Gabrielle Seraine

Há mais de seis anos sem reajustes, servidores públicos federais farão mobilização reivindicando recomposição salarial urgente

Nesta terça-feira (31), servidores públicos federais participam, de forma virtual, do Dia Nacional de Mobilização pelo reajuste salarial. O movimento, organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), contará com a adesão de diversas entidades, entre elas, o Sinditamaraty.

Como parte da movimentação, está programado, também para amanhã (31), um tuitaço com o uso da hashtag #recomposiçãojá, das 9h às 11h, e uma live da mobilização por meio do Youtube do Fonacate, às 14h.

As entidades representantes da ação convocam todos os servidores a participarem pelo link que já se encontra disponível no canal do Fonacate: https://bit.ly/3RgKEq2

Unidade para fortalecer a pauta

A mobilização por recomposição salarial faz parte de uma ação conjunta entre os fóruns representativos dos servidores que têm em comum, neste momento, defender a emergência de atendimento, pelo Governo Federal, da pauta do reajuste.

Além dos seis anos sem aumento, os servidores ainda sofreram perdas significativas com a elevação das alíquotas previdenciárias e, no período, a inflação corroeu cerca de 40% das remunerações.

Ainda no calendário conjunto de mobilização do dia 31, representantes do Sindy e do coletivo de entidades se reunirão com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Instalação da mesa de negociação

A instalação de mesa permanente de negociação com os servidores do Executivo está confirmada para dia 7 de fevereiro. Um dos objetivos da ação conjunta é que as pautas já apresentadas ao presidente Lula sejam discutidas agora, e em especial os detalhes do orçamento já direcionado à remuneração dos servidores (Anexo V do Orçamento). Além disso, a necessidade de reajuste em benefícios será tratada como pauta prioritária entre as entidades.

O Sinditamaraty estará presente para reforçar a defesa coletiva e relembrar a necessidade de abertura de negociações dos servidores do Ministério das Relações Exteriores (Assistentes de Chancelaria, Diplomatas, Oficiais de Chancelaria e do PCC/PGPE) .

→ Acompanhe as movimentações em torno da pauta, compartilhe esse e outros conteúdos, publique posts ou notas curtas com o tema da defasagem salarial em suas redes socias e use a hashtag #recomposiçãojá.

#SindyPorTodos na luta pela recomposição salarial para servidores ativos e aposentados!