Notícias

Atualizações sobre a resposta à proposta de reajuste salarial do Governo

Servidor | 25 de fevereiro de 2023

Autor: Gabrielle Seraine

Compartilhe esta notícia:


As articulações entre as entidades representativas dos servidores públicos federais seguem em ritmo acelerado. Na última quinta-feira (23), houve reunião telepresencial entre os representantes ligados ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e ao Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasafe). 
 

Como pauta, a discussão e o aperfeiçoamento dos principais pontos da contraproposta construída entre as entidades, como resposta à proposta apresentada pelo Governo Federal no último dia 17, que inclui o percentual de adequação salarial de 7,8%. 
 

No documento, as entidades reconhecem o empenho do Ministério da Gestão e Inovação para apresentar soluções às demandas dos servidores, porém apontam que a proposta não está de acordo com o cenário orçamentário exposto na primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente e deixou de fora pontos caros às categorias, como os demais benefícios que também se encontram defasados, além do auxílio alimentação. 
 

A contraproposta das entidades reafirma que a resposta do Governo não apresenta uma solução definitiva para os normativos antissindicais ou prejudiciais aos servidores públicos e propõe o que entre os representantes está sendo chamado de ‘revogaço’. 
 

No final da tarde de ontem (24), o Fonacate e o Fonasefe formalizaram a entrega do documento ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O ofício, direcionado ao secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT-MGI), Sérgio Mendonça, pode ser acessado AQUI

No próximo dia 28 (terça-feira), as entidades se reunirão novamente com o Governo para debater os pontos apresentados e dar andamento às negociações.

 

Notícias relacionadas:

Governo comunica proposta formal de reajuste às entidades representativas do serviço público federal

Mesa Nacional de Negociação Permanente do Serviço Público Federal é reaberta após 7 anos