Novo aplicativo, com serviços inéditos, substitui o Sigepe

Serviço | 10 de maio de 2021

Autor: Erika Braz

O aplicativo Sigepe Mobile foi substituído pelo governo federal no dia 4 de maio. Agora, para acessar o contracheque, prévias de salário e enviar atestados médicos, o servidor público federal contará com a nova plataforma SouGov.br. Segundo o governo, o Sigepe Mobile será desativado e, portanto, os servidores precisam criar suas contas no novo aplicativo.

Ao todo, o SouGov.br tem 50 serviços diferentes para servidores ativos e inativos, inclusive 24 inéditos, que não existiam na antiga plataforma, como, por exemplo, a possibilidade de pedido de vale-transporte, de prova de vida para aposentados e pensionistas, detalhes sobre crédito consignado, além de ajuda dada por um atendente virtual.

Neste primeiro momento, o SouGov.br está disponível apenas para celulares com os sistemas Android e iOS. A versão para computadores será lançada em junho deste ano. Assim que isso ocorrer, os aplicativos Sigepe Gestor, Sigepe Servidor e Pensionista, Sigepe Mobile e Sigepe Banco de Talentos serão encerrados de uma vez.

Criação da conta
De acordo com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, para acessar o aplicativo SouGov.br, os servidores devem criar suas contas no portal Gov.br antes. Caso alguém tenha dificuldades, nesse site (www.gov.br) também há um passo a passo para ajudar.

Um alerta: é preciso ter os selos prata ou ouro para acessar o SouGov.br, pois “quem tiver contas na categoria bronze não poderá acessar determinadas informações nem concluir determinadas configurações ou autorizações”, avisa o Ministério da Economia.

Os usuários podem adquirir os selos prata e ouro no site confiabilidades.acesso.gov.br. Essas autenticações representam os níveis de segurança da identidade do usuário, permitindo o acesso deles à plataforma. Existem os níveis bronze, prata e ouro.