Notícias

Sindicato promoverá debate sobre cooperação internacional

Webinar | 23 de abril de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


O Sinditamaraty convida servidores e estudantes de Relações Internacionais para um webinar com o tema: A cooperação como eixo de política externa e o papel do servidor. O evento virtual será transmitido ao vivo, pelos canais do Sindy no Youtube e Facebook, no dia 7 de maio, às 11h (horário de Brasília).

A mediação do debate será por conta da Ministra da carreira diplomática Andréia Rigueira. Ela tem vasta experiência na carreira diplomática, com início em 1982, e atuou em missões permanentes como as de Paris, Ottawa, Buenos Aires, La Paz e Nova York. Rigueira também é integrante do Conselho Deliberativo do Sinditamaraty. 

Mais um nome experiente sobre política externa a compor o webinar é o Ministro Milton Rondó Filho. Entre as inúmeras funções ocupadas pelo diplomata, ele tem em seu currículo a participação como coordenador-geral de Cooperação Humanitária e Ações Internacionais de Combate à Fome do MRE, de 2003 a 2016. Além de ter coordenado também projetos brasileiros de cooperação humanitária no âmbito dos Voluntários das Nações Unidas (UNV). Milton é membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e colunista na revista Carta Capital. 

Outros especialistas
Rafael Beleboni, oficial de chancelaria, foi convidado para dividir seus conhecimentos acumulados em mais de dez anos de Itamaraty como especialista em cooperação para o desenvolvimento. É mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard, onde concentrou pesquisa em responsabilidade corporativa e iniciativas de impacto social do setor privado, com foco na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS), por meio de parcerias com o setor público e organizações internacionais. Beleboni foi oficial de programas da Agência Brasileira de Cooperação (ABC-MRE) e atuou como consultor para o Banco Mundial, no Sudeste Asiático, em programas de proteção social e transferência de renda para mães, junto à sede global da ONU-Mulheres.

Integra o time de convidados para o webinar, o Primeiro-Secretário na Divisão de Temas Educacionais do MRE, o diplomata Francisco Figueiredo. Graduado em Relações Internacionais e em Jornalismo, escreveu mestrado no Instituto Rio Branco sobre cooperação internacional e atualmente é doutorando da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, com o mesmo tema. Francisco Figueiredo foi encarregado pelo Fundo IBAS de Cooperação Sul-Sul para o Combate à Fome e à Pobreza. Professor da Universidade Nacional de Timor-Leste e da Universidade Católica de Brasília.

Karin Vazquez é Fudan Scholar na Universidade de Fudan (China), Professora visitante na Far Eastern Federal University (Rússia), Professora Associada e Reitora Assistente na O.P. Jindal Global University (Índia), onde lidera o primeiro centro de estudos Africanos, Latino Americanos e Caribenhos em uma universidade privada indiana. Sua pesquisa está na intersecção entre a cooperação internacional, o desenvolvimento sustentável e o financiamento para o desenvolvimento, com ênfase nos países BRICS e nos novos bancos de desenvolvimento. Ela também é consultora senior das Nações Unidas, onde lidera o desenvolvimento da estratégia 2022-2025 do Escritório de Cooperação Sul-Sul da ONU, e consultora de análise política e econômica junto a think-tanks de países emergentes. Karin Vazquez gerenciou programas de cooperação internacional, e representou o MRE em processos intergovernamentais na América Latina. Escreve para veículos o Financial Times, Al Jazeera, BBC, Radio France International, South China Morning Post, Folha de São Paulo, e Valor Econômico.

Participe
Interessados em enviar perguntas aos convidados poderão fazê-las, previamente, por meio do e-mail [email protected] ou ao vivo durante a transmissão. Todas as universidades interessadas estão autorizadas a divulgar o webinar entre seus professores e alunos. 


Confira na integra o currículo dos participantes