Sinditamaraty apresenta ao MRE proposta sobre o fluxo de promoções da carreira de oficial de chancelaria

Institucional | 03 de março de 2022

Autor: Erika Braz

Em ofício encaminhado à Administração do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sinditamaraty apresentou a necessidade da adoção de um fluxo de promoções da carreira de oficial de chancelaria. O Sindicato anexou ao ofício o “Levantamento de Vagas e de Fluxos de Promoção dos Oficiais e Assistentes de Chancelaria”, produzido pelo servidor Guilherme de Souza Costa Franqueira.

O levantamento aborda pontos fundamentais sobre os gargalos em torno das promoções dos oficiais de chancelaria e traz um diagnóstico a respeito do “esvaziamento” da carreira de assistente de chancelaria no MRE. No estudo, há um diagnóstico do cenário de lotação dessas carreiras e um prognóstico temporal de duas décadas – de 2022 a 2041.

Além do diagnóstico e do prognóstico, a pesquisa apresenta uma proposta para a regulamentação das 893 vagas de oficial de chancelaria previstas na Lei 12.601/2012, “para melhor acomodar as necessidades de lotação e de promoção do Serviço Exterior Brasileiro”.

Segundo o ofício encaminhado, o estudo preparado pode auxiliar o Ministério das Relações Exteriores na tomada de decisões que busquem solucionar a questão das promoções. O Sinditamaraty também solicitou neste documento uma audiência com o ministro Carlos França para entregar, em mãos, uma carta produzida por servidores sobre as promoções para os oficiais de chancelaria do Itamaraty.

Veja o ofício na íntegra