Notícias

Abraço simbólico ao Congresso marca ato pela democracia

Congresso Nacional | 09 de fevereiro de 2023

Autor: Gabrielle Seraine

Compartilhe esta notícia:


Servidores do Congresso, parlamentares da Câmara e do Senado, e entidades representativas dos servidores públicos se reúnem no Congresso em ato de repúdio às cenas violentas do dia 8 de janeiro

 

Servidores do legislativo realizaram ato pela democracia, ontem (8), no Congresso Nacional. O manifesto ocorreu no Salão Negro, primeiro local a ser palco das cenas violentas do 8 de janeiro, dia em que as sedes dos Três Poderes sofreram diversos ataques e depredação.

 

O evento, chamado de “Caminho Inverso: ato pela democracia”, foi organizado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), e contou com a presença de parlamentares e entidades representativas dos servidores públicos de outros órgãos, como o Sinditamaraty. 

 

Os deputados Luciano Bivar (União-PE) e Maria do Rosário (PT-RS), 1º e a 2º secretários da Mesa Diretora da Câmara, além de demais autoridades nacionais e internacionais, trouxeram mensagens de repúdio aos atos violentos de janeiro e destacaram o trabalho dos funcionários na pronta recomposição dos locais depredados pelo vandalismo. 

 

Em entrevista à TV Senado, o presidente do Sindilegis, Alison Souza, destacou que o uso da violência como forma de protesto prejudica a vida de todos os brasileiros: “Podemos protestar e manifestar, e devemos fazer isso, cobrar as autoridades e os poderes para que o Brasil se desenvolva. Mas nós não podemos fazer uso da violência, porque na exata medida que a utilizamos, nós fazemos com que todo esse processo, na verdade, ao invés de melhorar, piore a vida do brasileiro”, declarou.

 

Em resposta à ação violenta do 8 de janeiro, houve uma marcha pacífica de dentro para fora do Congresso - o caminho oposto dos invasores. A marcha seguiu até o gramado, onde todos os presentes deram um abraço simbólico em torno da instituição, ao mesmo tempo em que, em uníssono, pediram por democracia.

 

Criação de memorial

A senadora Leila Barros (PDT-DF) apresentou um projeto que prevê a criação de um memorial que lembrará a depredação ocorrida nos atos de 8 de janeiro*. A proposta de Barros é que o tributo seja instalado no Museu do Senado: em um corredor próximo ao Plenário da Casa e na página do Senado na Internet. O projeto (PRS 3/2023) também propõe a criação de uma escultura que será selecionada por meio de concurso. 

 

“O objetivo é demonstrar que a democracia é uma conquista da sociedade brasileira que precisa ser permanentemente cuidada e cultivada”, argumenta a senadora na justificativa da proposta.


Compromisso público

O Sinidtamaraty repudia os atentados contra as instituições e o patrimônio público ocorridos no dia 8 de janeiro, e apoia iniciativas que contribuam para a reafirmação do compromisso público com o Estado democrático de direito. 


*Informações da Agência Senado.