Notícias

Conquista do Sindy: Curso "Mulheres na Liderança - Ciclo Embaixadora Marília Sardenberg Zelner Gonçalves" será aberto a todas as servidoras do Itamaraty

Servidor | 31 de agosto de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

Compartilhe esta notícia:


Após gestão do sindicato, curso de aprimoramento direcionado às mulheres da carreira de diplomata será aberto a todas as servidoras. As inscrições encerram amanhã (1/9), às 16h

 

Originalmente voltado para as mulheres diplomatas, o curso "Mulheres na Liderança - Ciclo Embaixadora Marília Sardenberg Zelner Gonçalves" foi expandido para todas as servidoras do SEB, conforme informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Em comunicado interno, o MRE informou que “em atenção à demanda de servidoras das carreiras do SEB e no contexto de vagas ainda existentes no curso”, as inscrições estarão abertas a todas as servidoras do Itamaraty.

Após identificar a restrição anterior que limitava o acesso de outras colegas ao evento, o Sindy prontamente enviou um ofício à Secretária-Geral, embaixadora Maria Laura da Rocha, solicitando a revisão da decisão de restringir a participação apenas às mulheres diplomatas.

No documento, enviado no último dia 25, a presidente do Sinditamaraty, Ivana Vilela, enfatizou que essa decisão estava "em descompasso com as diretrizes e compromissos anunciados pelo novo governo, que valoriza a diversidade, a inclusão, a gestão de competências e a eficiência na administração pública."

 

Como participar do curso

 

Para participar, interessadas podem se inscrever até às 16 horas desta sexta-feira (1). É necessário fornecer informações sobre seus cargos na pergunta 13 da ficha de inscrição, além de outras informações requeridas no formulário disponível no link: https://suap.enap.gov.br/vitrine/curso/2356/.

O curso ocorrerá no Instituto Rio Branco e abordará temas como construção de liderança, formação de redes e alianças, desenvolvimento profissional, estratégias de comunicação, fortalecimento do papel da mulher e representatividade feminina em posições de liderança.

Há um total de 50 vagas disponíveis, prioritariamente para servidoras que ocupam ou aspiram posições de liderança. Dessas, 30% estão reservadas para servidoras autodeclaradas negras, tanto no Portal do Servidor (SouGov) quanto no formulário de inscrição.

Caso essas vagas não sejam preenchidas, outras candidatas serão selecionadas até que todas as vagas sejam ocupadas. O curso será ministrado em francês, com tradução simultânea.

 

O evento terá duração total de 20 horas, distribuídas da seguinte maneira:

 

11/9/2023 - das 08:30 às 12:30 e das 14h às 18h.
12/9/2023 - das 08:30 às 12:30 e das 14h às 18h.
13/9/2023 - das 08:30 às 12:30

 

As participantes que tiverem pelo menos 80% de presença receberão um certificado emitido pela ENAP.

 

Sobre a professora: Gisèle Szczygla

 

O curso, promovido pelo Instituto Rio Branco, em parceria com a ENAP, com apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e do Departamento de Administração (DA) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), será ministrado por Gisèle Szczygla.

Gisèle é filósofa e professora do Institut National du Service Public (INSP) da República Francesa, além de ser especialista em liderança feminina, gestão de talentos e criação de redes profissionais. Szczyglak é fundadora e CEO da WLC Partners e da associação internacional Open Mentoring Network. Possui doutorado em Filosofia Política pela Universidade de Toulouse II, além de pós-doutorados em Sociologia e Ética Aplicada pela Universidade de Montreal.