Conselho de Gestão Estratégica elege Secretário-Geral e Secretário-Geral Adjunto para o biênio 2021/2023

Institucional | 09 de julho de 2021

Autor: Gabriella Bontempo

O Conselho de Gestão Estratégica (CGE) definiu, por unanimidade, os nomes do Secretário-Geral e Secretário-Geral Adjunto do novo órgão deliberativo e de gestão do Sindicato. No biênio 2021/2023, estarão à frente do grupo o assistente de chancelaria aposentado, Alexey van der Broocke, e o oficial de chancelaria, Rodrigo Sereno, respectivamente. A escolha foi feita nesta sexta-feira (9), durante a primeira reunião do CGE após as eleições.

“Estamos vivendo um momento muito importante em nosso país, de muitas mudanças. E teremos que trabalhar bastante. Todos nós teremos o mesmo quinhão de responsabilidade e de participação aqui no Conselho. Somente assim o Sinditamaraty vai continuar vingando, sempre em respeito a todas as carreiras do Itamaraty”, afirmou o Secretário-Geral após a escolha.

Alexey van der Boocke tem uma longa história de protagonismo dentro da entidade, tendo participado, ativamente, de todas as gestões desde a fundação do Sindicato, em 2009. Ele integrou a Diretoria Executiva por três biênios seguidos, atuando como presidente e vice-presidente do órgão. Após esse período, fez parte dos conselhos Deliberativo e Fiscal até a última eleição.

Ao grupo que integra o novo Conselho de Gestão Estratégica, Alexey pontuou a renovação dos membros neste biênio: dos oito integrantes, apenas 3 já cooperaram com o Sinditamaraty nas gestões anteriores. “Essa posse jovem, a junção da juventude e da experiência, é muito importante. Durante esse processo sairemos cansados, mas com a certeza de que nos empenharemos significativamente neste novo momento sindical”, concluiu.

No cargo de Secretário-Geral Adjunto, assume o servidor Rodrigo Sereno que está há 13 anos no Ministério das Relações Exteriores (MRE) – de 2008 a 2017 como assistente de chancelaria e de 2017 até o momento como oficial de chancelaria. Aos integrantes do CGE, Ele deixou clara a sua pretensão em contribuir para o fortalecimento da entidade. “Estou muito satisfeito pelo voto de confiança de cada um de vocês. Vamos trabalhar muito. Esse é o nosso objetivo”, afirmou.
Além dos membros do Conselho, a Diretoria Executiva também participou desta primeira reunião.

Sobre o CGE
O Conselho de Gestão Estratégica (CGE) é uma das novidades trazidas pelo novo Estatuto da entidade, aprovado em maio pelos filiados. Ele substitui o Conselho Deliberativo, mantendo a representatividade das quatro carreiras, mas tendo como função adicional a gestão do Sindicato.

Entre as competências do CGE estão: deliberar sobre as propostas da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e demais assuntos de interesse dos filiados; fiscalizar o cumprimento das decisões oriundas de qualquer órgão do Sindicato e encaminhar à Assembleia Geral as reivindicações da categoria, propostas de legislação, forma de organização, dissídio coletivo, paralisação ou greve.

O Conselho deverá administrar, ainda, questões relacionadas aos funcionários do Sindicato; definir proposta de crédito suplementar e autorizar a realização de despesas não previstas no orçamento; decidir sobre o ajuizamento de medidas judiciais ou extrajudiciais de interesse da categoria e zelar pela união e solidariedade de todos os servidores do Itamaraty.

Novo Estatuto: Conselho Deliberativo passa a ser Conselho de Gestão Estratégica
Confira o novo Estatuto