Cpadis é resultado da luta do Sinditamaraty contra o assédio

Geral | 01 de março de 2019

O assédio é definido como uma prática abusiva. A vítima é, reiterada vezes, exposta a situações vexatórias, intimidadoras e humilhantes durante o exercício laboral. Como consequência, pode desenvolver doenças físicas e/ou psíquicas. O combate a essa prática dentro do MRE sempre foi uma das principais bandeiras do Sinditamaraty.
Um dos resultados concretos dessa luta é a Cpadis (Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação), criada graças a uma provocação do Sindicato ao Ministério Público do Trabalho (MPT). “Na minha avaliação, uma das maiores iniciativas do MRE, nos últimos 10 anos. Se hoje discutimos o assunto abertamente é devido à Comissão, que tem como papel o acolhimento (das vítimas) e a prevenção de casos, a cartilha já elaborada ajuda nesse sentido”, afirma o presidente Ernando Neves, que apresenta o trabalho da Comissão nos cursos para remoção dos servidores.
O contato e as denúncias à Cpadis podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
A cartilha está disponível na Diplopédia.
Histórico
O Sinditamaraty apresentou ao MPT, em julho de 2017, denúncias da imprensa e dados da pesquisa de “Riscos Psicossociais do Trabalho no Itamaraty", elaborada pela UnB. Em audiência, em agosto daquele mesmo ano, com a participação de representantes do Ministério e do Sinditamaraty, mediada por procuradores do trabalho, ficou definida a criação de um grupo de trabalho no Itamaraty para discutir mecanismos de “combate a toda e qualquer prática de assédio. ”
A Cpadis foi criada pela Portaria nº 921 de 10 de novembro de 2017 e já elaborou uma cartilha para nortear os servidores do MRE. Membros da diretoria do Sinditamaraty atuam na Comissão. E o presidente Ernando Neves tem apresentado o trabalho da comissão nos cursos obrigatórios para a remoção.
Com a institucionalização dessa política, o MRE tornou-se exemplo, no combate ao assédio e a qualquer tipo discriminação, para outros órgãos da Esplanada.
O Sinditamaraty continuará com o trabalho de contribuir para a construção de um MRE melhor para todos.
#SindyPorTodos
#Sindy10Anos
#JuntosContraOAssédio
#AssedioÉcrime
#SaúdeDoServidor

Saiba mais:

Apresentação da pesquisa realizada pela Professora Ana Magnólia (UNB)

28 de novembro de 2017 – Sinditamaraty promove a palestra Igualdade no Trabalho e Assédio Sexual, com a juíza do Trabalho Noemia Porto.
9 de novembro de 2017 - Sinditamaraty lança a cartilha "Juntos contra o assédio moral".
29 de agosto de 2017 - MPT realiza audiência para tratar do combate ao assédio no Itamaraty.
22 de agosto de 2017 - Testemunhou ou sofreu assédio moral? MPT quer saber!