Dia histórico para o movimento sindical: Lula e Biden defendem o fortalecimento dos sindicatos e melhores condições de trabalho

Geral | 21 de setembro de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden, dos Estados Unidos, realizaram reunião nesta quarta-feira (20), em Nova Iorque (EUA), na qual defenderam a valorização e consolidação dos sindicatos e estabeleceram uma “Coalizão Global pelo Trabalho”, que funcionará como um pacto em prol do fortalecimento dos direitos trabalhistas, e defesa de melhores condições para os trabalhadores e trabalhadoras.

“Essa iniciativa é para que a gente possa fazer um plano e oferecer ao nosso povo a perspectiva de um emprego decente, de emprego mais qualificado, tentando tirar proveito da transição climática, da transição energética e da inteligência artificial”, enfatizou Lula.

Durante a reunião, os líderes de estado divulgaram uma declaração em que estabelecem “o compromisso mútuo” de trabalhar para a viabilização do trabalho digno. Confira os cinco principais objetivos apresentados no documento:

• - Proteção dos direitos trabalhistas, e fim do trabalho forçado, do trabalho infantil e da exploração dos trabalhadores e trabalhadoras,
  • - Promoção do trabalho seguro, saudável e decente, e responsabilização no investimento público e privado;
  • - Promoção de abordagens centradas nos trabalhadores e e trabalhadoras para as transições digitais e de energia limpa;
  • - Uso da tecnologia para o benefício de todos;
    - Combate à discriminação no local de trabalho, especialmente contra mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência e grupos raciais e étnicos marginalizados.

Sindy marca presença

No contexto da reunião e da presença de representantes sindicais em Nova Iorque, um encontro informal entre a presidente do Sinditamaraty, Ivana Vilela, e lideranças como o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Moacyr Auersvald, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, foi representativo da força e sinergia alcançada pelo movimento sindical no atual momento.