Em evento da Enap, presidentes do Sinditamaraty e AMDB falam sobre desafios enfrentados pelas mulheres do SEB

Geral | 13 de novembro de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

O Sinditamaraty participou, nesta segunda-feira (13), do 1º Encontro Nacional das Mulheres de Carreira de Estado. O evento foi promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras (AMDB) e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

As presidentes Ivana Vilela, do Sinditamaraty, e Irene Vida Gala, da AMDB, colaboraram ativamente no 2º painel, dedicado ao "Diagnóstico da Situação das Mulheres em Carreiras de Estado", no qual abordaram os desafios enfrentados pelas mulheres do Serviço Exterior Brasileiro (SEB).
Irene iniciou a sessão pontuando algumas disparidades entre servidores e servidoras do SEB, como a dificuldade de progressão na carreira. “Homens se aposentam como ministros de primeira classe e mulheres normalmente como conselheiras”.

A diplomata destacou ainda a ausência de diversidade no quadro do Ministério das Relações Exteriores (MRE). "Não temos nenhuma mulher ou homem que se autodeclare indígena no Itamaraty", afirmou Irene.

Em seu momento de fala, a presidente do Sinditamaraty abordou a desvalorização das categorias de Assistente de Chancelaria e Oficial de Chancelaria. “A assunção de funções comissionadas é proibida para não diplomatas e estamos trabalhando junto à administração para que isso mude”, pontuou Ivana.

A representante sindical também salientou barreiras nas relações familiares impostas pelo preconceito de gênero, em razão das constantes mudanças. “A mudança de país é mais complicada para a mulher. Isso porque ainda é um tabu o homem abrir mão da carreira ou pausá-la para acompanhar a esposa”.

Durante o painel, também foram reivindicadas melhores condições de trabalho no exterior, que sejam compatíveis com a maternidade.

O Sinditamaraty reitera seu compromisso em lutar pela igualdade, diversidade e melhores condições de trabalho para todos no Ministério das Relações Exteriores.