Encontro virtual consolida parceria estratégica entre o Sinditamaraty e a ADB

Servidor | 25 de janeiro de 2024

Autor: Gecom Sinditamaraty

Ontem (24), o Sinditamaraty realizou uma reunião virtual com a Associação e Sindicato dos Diplomatas (ADB). Trata-se da primeira iniciativa do gênero, que teve como propósito estabelecer canais de colaboração efetiva entre as duas entidades.

Dentre os tópicos abordados, os temas para a Mesa Setorial de Negociação Permanente, instalada em dezembro passado pelo MRE, ocuparam boa parte das conversas. A Mesa Setorial tem como foco a melhoria do ambiente de trabalho e a implementação de ações para promover a saúde e bem-estar dos servidores.

As entidades sindicais acordaram sobre a entrega de um documento conjunto que abrangerá os interesses das duas instituições - um feito histórico, tendo em vista ser a primeira manifestação consensual de ambas as instituições.

Outro assunto abordado durante a reunião, foi a criação de um grupo de trabalho sindical para identificação e debate de pautas de interesse dos servidores lotados no Brasil e no exterior. O GT contará com representantes de ambas entidades sindicais.

Com relação à pauta salarial, outro tema crítico para os servidores, o Sinditamaraty informou que apresentará à ADB uma nova proposta de reestruturação que contemple a recomposição inflacionária da década passada. A ideia, novamente, é demonstrar consenso para facilitar a defesa do pleito por ocasião da tão esperada mesa específica, cuja data de início ainda não foi fixada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).