Grupos de trabalho do SINDITAMARATY

Geral | 14 de novembro de 2016

No intuito de dar andamentos às pautas identificadas como prioritárias, o SINDITAMARATY promoveu a criação de seis grupos de trabalho que passam a ser responsáveis pelas seguintes pautas: promoção da saúde do servidor, auxílio moradia no exterior, plantões, reestruturação das carreiras do Itamaraty, marketing social e reestruturação do sindicato.

Alguns grupos já se encontram em pleno funcionamento e os demais estarão iniciando as atividades nos próximos dias. Ainda precisamos de voluntários para os GTs Auxíio Moradia no exterior e Reestruturação do Sinditamaraty. Aqueles que tenham interesse em participar devem encaminhar um e-mail para [email protected] até o próximo dia 21 de novembro.

Confira abaixo os objetivos, ações e coordenadores dos grupos criados:

GT Saúde do servidor:

Objetivo: fomentar a criação de uma cultura institucional de promoção à saúde do servidor e de qualidade de vida no trabalho, no âmbito do MRE, com objetivo de implementar uma política de pessoal que inclua ações voltadas à educação em saúde, à prevenção dos riscos físicos, psíquicos e sociais associados ao trabalho, ao estímulo a fatores de proteção à saúde e à prevenção a determinadas doenças

Coordenadora: Ana Cândida Martins

Ações em andamento: o grupo está coordenando a realização de estudo em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalhador e o Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB),O estudo compreende a captação de dados quantitativos e qualitativos. Para captar os dados quantitativos será disponibilizado um questionário online, hospedado pelo instituto de pesquisa. O questionário ficará disponível de 28 de novembro a 15 de dezembro, aberta a servidores ativos e inativos. A participação de todos é fundamental! Saiba mais sobre o assunto e assista a palestra de lançamento com a professora Ana Magnólia Mendes.

GT Auxílio Moradia no exterior:

Objetivo: discutir a regulamentação do auxílio moradia no exterior, artigos 45-A a 45-C da Lei 5.809/72, tendo por base os princípios da eficiência e da isonomia.

Coordenador: Marcos Vinícius Bessa

Ações em andamento: o grupo iniciará suas atividades na segunda quinzena de novembro.

GT Plantões:

Objetivo: discutir as questões atinentes aos plantões consular e de comunicações com o objetivo de dar conhecimento à Administração dos problemas enfrentados e das expectativas do corpo de servidores quanto à regulamentação do plantão consular

Coordenadores: Marília Lacerda e Patrícia Canuto

Ações em andamento: o grupo está coletando dados sobre plantão por meio do preenchimento de formulário online. Clique aqui para acessar o formulário. Os postos que já preencheram durante a greve não precisam reenviar os dados. As informações serão utilizadas para fazer um diagnóstico da realidade e expectativas de cada posto a respeito do tema.

GT Reestruturação de carreiras:

Objetivo: propor a reestruturação das carreiras do Ministério das Relações Exteriores buscando a melhor delimitação das atribuições das diferentes carreiras e o desenvolvimento de todas elas

Coordenador: Evaristo Nunes

Ações em andamento: o grupo está elaborando uma proposta inicial que deverá ser debatida em audiência pública sobre o tema, a ser realizada no mês de dezembro.

GT Marketing Social

Objetivo: dar visibilidade ao trabalho desempenhado por Assistentes e Oficiais de Chancelaria

Coordenador: Elisa Maia

Ações em andamento: O grupo está coletando relatos que serão utilizados em material de divulgação sobre as carreiras de assistente e oficial de chancelaria. O objetivo é mostrar a importância do trabalho desenvolvido por essas carreiras, dando base ao pleito da equiparação das nossas carreiras às demais carreiras típicas de Estado. Os relatos são essenciais para este projeto e devem ser encaminhados pata visibilidadetrabalhochan@gmail.com. Saiba mais.

GT Reestruturação do Sinditamaraty

Objetivo: aperfeiçoar o estatuto do sindicato

Coordenador: Camilla Santos

Ações em andamento: o grupo iniciará suas atividades na segunda quinzena de novembro.