Notícias

Guia de Conduta dos Servidores do MRE será lançado durante seminário nesta quinta (16)

Geral | 15 de março de 2023

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


Nesta quinta-feira (16), ocorrerá o 1º Seminário da Corregedoria do Serviço Exterior, que marca o lançamento do Guia de Conduta dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores. O evento irá aprofundar o debate sobre integridade e temas correcionais, e será das 9h às 17h, no auditório Wladimir Murtinho, Palácio Itamaraty.


Estarão presentes na cerimônia de abertura, a Secretária-Geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha; a Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão, embaixadora Márcia Loureiro; e o Corregedor do Serviço Exterior, ministro Marco Antonio Nakata.

 

A proposta do Guia de Conduta é se tornar um material de referência e de rápida consulta, escrito em linguagem direta, aos servidores do Serviço Exterior Brasileiro (SEB). O documento apresenta orientações sobre relacionamento cotidiano entre colegas de trabalho, chefias e público em geral; especificidades quanto às atividades desempenhadas nos postos do Itamaraty no exterior; e combate ao assédio e à discriminação – pauta defendida pelo Sinditamaraty há anos.

 

Nesse sentido, o presidente do Sindy, João Marcelo Melo, irá compor o painel “Assédio moral e sexual: o que é, como evitar e como denunciar” às 11h50, junto à Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação (CPADIS), embaixadora Rosimar Suzano, e à Diretora-Geral do Senado Federal, Ilana Trombka.

 

O seminário ainda oferece aos servidores painéis sobre instâncias de integridade e controle no MRE; Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) - procedimento administrativo voltado à resolução consensual de ocorrências disciplinares; iniciativas de prevenção e mediação de conflitos; liderança e inteligência emocional.
 

Confira a programação completa do seminário aqui!