Notícias

Maria Laura da Rocha: conheça a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária-Geral do MRE

Reportagem Especial | 13 de janeiro de 2023

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


No último dia 4, o ministro Mauro Vieira nomeou a embaixadora Maria Laura da Rocha para chefiar a Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores. Rocha ingressou na carreira diplomática em 1978 e é a primeira mulher a assumir o cargo, o segundo mais importante na hierarquia do órgão.

 

Formada em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Secretária ocupou o cargo de embaixadora na Romênia até 2022, e trabalhou nas embaixadas de Roma, Moscou, Paris e Budapeste. Além disso, foi chefe de Gabinete do Itamaraty entre 2008 e 2011, e atuou como representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e como delegada permanente na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

A diplomata ainda colaborou em diversos setores internos do MRE como Divisão do Pessoal, Serviço de Cadastro e Lotação, Departamento de Administração, Subsecretaria-Geral do Serviço Exterior e Secretaria de Planejamento Diplomático. Rocha também desempenhou funções na Presidência da República, no Ministério Extraordinário de Projetos Especiais e no Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

Diversidade


Maria Laura da Rocha, que se identifica como mulher negra, anunciou que pretende recriar o Comitê de Raça e Gênero, extinto na gestão anterior. "Queremos que o fato de haver mulheres no comando seja algo tão normal quanto ter homens. Queremos ter profissionais no topo da carreira”, afirma.

 

Recentemente, foi divulgado que as embaixadas de Washington e de Buenos Aires, ambas de grande relevância na política externa, devem ser chefiadas por mulheres, algo inédito na chancelaria brasileira.


Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o ministro Mauro Vieira tocou em um ponto importante para a nova chefia da pasta: “a sub-representação crônica de pessoas negras e de mulheres no Itamaraty”. Para ele, isso “distancia o perfil da diplomacia brasileira da sociedade que representa” e, por isso, planeja instruir a Secretaria de Estado a elaborar uma política de diversidade e inclusão.

 

Marcos históricos
 

Dos cerca de três mil servidores do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 37% são mulheres. Em 1918, Maria José de Castro Rebello Mendes se tornou a primeira mulher a ganhar o título de diplomata brasileira por meio da aprovação, em primeiro lugar, no concurso para admissão à carreira. Em homenagem ao marco, o Anexo I do Itamaraty recebe o nome da diplomata.

 

Pouco mais de 100 anos depois, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a data 24 de junho como o Dia Internacional da Mulher na Diplomacia, celebrando o protagonismo histórico das mulheres no serviço exterior.

 

A nomeação de Maria Laura da Rocha ao cargo de Secretária Geral é mais um marco histórico que confirma a importância de ações afirmativas para a promoção da igualdade entre todas e todos os servidores do Itamaraty.