Nova diretoria toma posse

Geral | 26 de setembro de 2017

A cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações (Sinditamaraty) foi marcada pela emoção. Nesta terça-feira (26), a assistente de chancelaria Suellen Paz passou o comando da entidade para a equipe liderada pelo oficial de chancelaria Ernando Neves, que assumiu a presidência do sindicato. Além da Diretoria Executiva, tomaram posse os conselhos Fiscal e Deliberativo.

Ernando, que está em missão em Teerã, capital do Irã, mandou um vídeo para ser transmitido durante o evento. “O que nos uniu, em torno dessa convocação, foi a vontade de mudar e melhorar o nosso ambiente de trabalho, independente da carreira a que pertencemos”, disse no início da mensagem.

O novo presidente fez questão de reforçar a necessidade do diálogo, “contínuo, franco e desarmado”, para avançar nas pautas coletivas, como o auxílio-educação, a qualidade de vida no trabalho, a saúde mental e física do servidor e de seus familiares, os processos de promoção e remoção, a remuneração no Brasil.

A vice-presidente eleita Camilla Santos, assistente de chancelaria, representou a nova diretoria na solenidade. "Quero elogiar todo o trabalho realizado pela diretoria que nos antecedeu. A gestão de vocês, da qual fui colaboradora, representou um marco na história do nosso sindicato”, avaliou.

Viagem enriquecedora

Em um discurso emocionado, Suellen Paz fez uma reflexão do tempo em que esteve à frente da entidade. “O desafio de se comunicar, de se fazer entender, de colocar o coletivo a frente do individual, de perceber quando interesses individuais se travestem de coletivos para na verdade se auto servir, de ouvir, ouvir e ouvir mais um pouco. Foi uma viagem enriquecedora e, graças a Deus, não viajei sozinha”, disse ao agradecer os colegas que estiveram ao seu lado ao longo dos 18 meses de gestão.

Representando a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, Lineu Neves, se colocou à disposição da nova diretoria do Sinditamaraty. “É muito bom poder celebrar o sucesso e a solidificação em bases firmes dessa aguerrida entidade. Estamos irmanados na luta e contem com nosso permanente apoio às demandas e desafios vindouros", afirmou.

Já Luiz Gonzaga Negreiros, representante da Nova Central Sindical, alertou sobre a importância de todos os servidores participarem de seus sindicatos. “O sindicato não é só a diretoria, ele é fruto do trabalho de seus dirigentes somado à colaboração da categoria representada. Essa ação conjunta, entre dirigentes sindicais e servidores do quadro do Ministério das Relações Exteriores, é o pilar garantidor de sucessivas vitórias que, estou certo, serão recorrentes na próxima gestão", destacou.

O oficial de chancelaria José Umberto da Silva, que presidiu a Comissão Eleitoral, foi quem colheu as assinaturas dos termos de posse. “Desejo sucesso a todos os eleitos”.  Os eleitos que estão no exterior foram empossados por procurações.

O subsecretário-geral do Serviço Exterior, João Pedro Côrrea Costa, e a chefe do Departamento de Administração, Sônia Regina Gomes, prestigiaram o evento.

Perfil do presidente

Ex-oficial do Exército Brasileiro, formado em Engenharia Militar, pela Academia Militar das Agulhas Negras no Rio de Janeiro, Ernando Neves ingressou no Ministério das Relações Exteriores em 1994. No Brasil, o oficial de chancelaria já passou pela Divisão de Pessoal e Departamento de Comunicações e Documentação. Atualmente, trabalha na Divisao de Imigração. No exterior, atuou no Escritório Financeiro em Nova York, foi vice-cônsul em Lisboa, vice-cônsul na Embaixada do Brasil em Tel Aviv e participou de missões em Assunção, Paso de Los Libres, Tel Aviv, Riade, Córdoba e Teerã.

Leia a integra do discurso de encerramento de Suellen Paz

Leia a integra do discurso de posse de Ernando Neves.

Conheça a nova diretoria:

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: José Ernando Cavalcante das Neves