Notícias

O Sinditamaraty repudia texto da Folha de São Paulo por excluir papel das carreiras do MRE na repatriação

Nota de Repúdio | 06 de novembro de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

Compartilhe esta notícia:


O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) manifesta veemente repúdio à informação divulgada no jornal Folha de S. Paulo, na matéria intitulada "Repatriação de Israel teve sirenes, pedido de carteirada e jeitinho para pets", publicada em 21 de outubro de 2023.

No trecho em que o jornalista Igor Gielow menciona "50 diplomatas e servidores do Itamaraty," observamos uma omissão injustificável das carreiras do Grupo Diplomacia que desempenham atividades fundamentais no âmbito do Serviço Exterior Brasileiro (SEB), tais como os assistentes de chancelaria, oficiais de chancelaria e os servidores vinculados ao Plano de Classificação de Cargos (PCC) e ao Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).

A citação, que faz menção expressa apenas a uma das carreiras do Ministério das Relações Exteriores, deixa de lado as outras carreiras igualmente relevantes, contribuindo assim para a invisibilidade social do trabalho desempenhado por mais da metade dos profissionais do MRE.

O Sinditamaraty reitera a defesa e o compromisso com a divulgação de informações precisas e corretas e, ao mesmo tempo, ressalta a importância do trabalho não apenas de todos os integrantes das carreiras do MRE envolvidos nessas operações, mas também dos servidores de outros órgãos, bem como dos estagiários e auxiliares locais que desempenham um papel crucial e contribuem igualmente ao sucesso das ações de repatriação da comunidade brasileira no exterior.

Para assegurar o retorno dos brasileiros com segurança e eficiência, um grande número de pessoas se encontra em regime de plantão, em prontidão, concentradas em aeroportos, postos consulares e no Brasil, garantindo atendimento aos nossos cidadãos.

O Sinditamaraty se coloca à disposição para demais esclarecimentos.