Notícias

Presença feminina em sabatina é destaque no Senado

Geral | 26 de novembro de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


Em sessão nessa quinta-feira (25), a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal sabatinou 11 servidores do Itamaraty que deverão assumir embaixadas do Brasil no exterior. Desse total, cinco eram mulheres - fato que recebeu destaque da Casa Legislativa, de senadores e que é ressaltado pelo Sinditamaraty. Em termos proporcionais, é a primeira vez que a presença feminina é tão representativa. 

Na sessão que ficou para a história, a presidente da Comissão, senadora Kátia Abreu (PP-TO), sabatinou as diplomatas Andrea Watson, indicada para a embaixada do Brasil em Honduras; Claudia Buzzi para a Suíça; Maria Luisa Escorel para a Suécia; Susan Kleebank para a Hungria; e Vivian Sanmartin para a embaixada do Brasil na Namíbia. 

Veja nota do Sinditamaraty sobre o assunto

A senadora Leila Barros (Cidadania-DF), integrante da CRE, enalteceu a diversidade de gênero entre os servidores indicados para as embaixadas no exterior. A parlamentar lembrou que no ano passado, dos 32 sabatinados para embaixadores, apenas duas eram mulheres. 

“Espero que o Itamaraty siga nesse caminho de reconhecimento da competência e da dedicação das mulheres brasileiras e de oportunidade para a ocupação dos espaços de poder. Apenas assim construiremos um país mais justo e também mais equilibrado”, defendeu Leila.

Além da Comissão, os 11 indicados para representar o Brasil em missões no exterior ainda precisam ser aprovados pelo Plenário do Senado Federal.


Com informações da Agência Senado