Notícias

Sabatina da Paridade 

Geral | 26 de novembro de 2021

Autor: Sinditamaraty

Compartilhe esta notícia:


O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores – Sinditamaraty celebra o resultado da sabatina realizada ontem, 25 de novembro, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, presidida pela senadora Kátia Abreu, que aprovou a indicação de 11 servidores do Itamaraty para chefiar postos estratégicos e de expressiva relevância para o Brasil no exterior. Do total, cinco mulheres foram nomeadas para serem embaixadoras.  

As indicações das diplomatas Cláudia Fonseca Buzzi (Suíça), Maria Luisa Escorel de Moraes (Suécia), Andréa Saldanha da Gama Watson (Honduras), Susan Kleebank (Hungria) e Vivian Loss Sanmartin (Namíbia) são expressão da capacidade que as mulheres têm de ocupar, com competência, espaços de poder e sinalizam que a Diplomacia também tem a cara delas. Em nome da categoria do Ministério das Relações Exteriores, o Sinditamaraty faz votos de sucesso e grandes realizações nas missões ora confiadas. 

O Itamaraty avança ao possibilitar a ocupação desses espaços por mais mulheres em postos no exterior. A iniciativa exige esforços e diálogo para uma permanente política de promoção da paridade, que combata o histórico patrimonialista, elitista, sexista ou racista. Efetivamente, o discurso da mudança necessita de ações afirmativas na prática. 

O Sinditamaraty aproveita a oportunidade para homenagear todas as servidoras que, antes mesmo de 1950 (ano que possibilitou seu ingresso na carreira diplomática), já lutavam e defendiam a igualdade de gênero. Todas as servidoras Assistentes de Chancelaria, Diplomatas, Oficiais de Chancelaria e PCC/PGPE são merecedoras de aplausos e dignas de valorização e reconhecimento profissional.

Que as atuais 1138 servidoras, bem como as das futuras gerações, sejam, cada vez mais, ocupantes dos espaços de voz, voto, decisão e representação na política externa brasileira.
 


Leia também:

Presença feminina em sabatina é destaque no Senado