Saiba quais foram as últimas tratativas da Diretoria Executiva (DE) do Sindy

Importante | 18 de agosto de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

No último dia 8, a diretoria executiva do Sindy reuniu-se com o chefe do Departamento de Administração (DA) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o ministro Guilherme Friaça. No encontro foram apresentadas questões de segurança referentes ao escritório de apoio que o Sindy mantém nas dependências do MRE, além de informações a respeito do projeto que o Sindy está construindo conjuntamente à Divisão de Saúde e Segurança do Servidor (DSS) para viabilizar o Espaço Saúde do Servidor;

Na mesma data, a diretoria executiva do Sindy reuniu-se com o chefe da Secretaria de Gestão Administrativa (SGAD) do MRE, o embaixador Denis Fontes de Souza Pinto. Na ocasião, o Secretário comentou sobre a reunião ocorrida com a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), acerca da dinâmica das mesas de negociação, recentemente instaladas.

O chefe da SGAD informou ainda que a reforma da Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do MRE (decreto saneador) está em fase avançada e que já houve a alteração do texto original, de forma a ampliar a possibilidade de concessão de funções comissionadas especiais (FCEs) – antigos DAS – para todo o Serviço Exterior Brasileiro (SEB).

Nesse mesmo encontro, o SGAD reafirmou estar de acordo com a proposta feita para a reestruturação salarial do SEB, não havendo óbices à proposta elaborada pelo Sindy. Ao final, foi esclarecido ao SGAD que a proposta do sindicato relativa ao decreto regulamentador de vagas - que destravará a promoção de oficiais de chancelaria - não precisa aguardar a reforma da lei do SEB e pode ser enviada imediatamente ao MGI para os devidos trâmites, uma vez que se trata de um mecanismo simples e sem impedimentos legais.

Acesse aqui os ofícios entregues à SGAD:

Proposta de readequação
Proposta de alteração do decreto saneador
Proposta de decreto regulamentador de vagas