Servidores do Itamaraty participam de ato público na Esplanada

Geral | 13 de setembro de 2016

Em greve há 23 dias, servidores do Itamaraty se juntaram ao protesto de servidores públicos das esferas municipais, estaduais e federais contra o Projeto de Lei 257/16 e a Proposta de Emenda à Constituição 241/16, matérias em tramitação no Congresso Nacional que impõem prejuízos ao serviço público e à categoria. O ato público liderado pelas centrais sindicais reuniu servidores de todo o País na Esplanada dos Ministérios, na manhã desta terça-feira (13).passeata13 09 55
Com faixas, bandeiras e cartazes, os servidores do Itamaraty, liderados pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY), reivindicaram a equiparação da remuneração do Serviço Exterior Brasileiro às demais carreiras típicas de Estado. Durante a manifestação a Nova Central e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil demonstraram apoio à greve deflagrada no último dia 22 de agosto. O movimento paredista conta com a adesão dos servidores no Brasil e em 112 postos no exterior.
As negociações salariais com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão começaram há um ano e meio e, desde então, o órgão encaminhou por diversas vezes a mesma proposta de reajuste linear de 27,9%. O percentual foi rejeitado pela categoria em pelo menos três oportunidades. A aprovação da PEC 241 e do PLP 257 complicaria ainda mais o cenário de negociação.
Em ofício encaminhado na segunda-feira (12), o SINDITAMARATY pediu audiência ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para solucionar impasse em torno da pauta salarial e não remuneratória da categoria e conseguir enviar um Projeto de Lei sobre a remuneração do SEB para o Congresso Nacional até o final do ano. Os servidores também reivindicam a interlocução do ministro das Relações Exteriores, José Serra, em defesa da causa da categoria.
Por Adriana de Araújo Fotos Marcos Vasconcellos