Sinditamaraty debate estratégias em 4º encontro do GTI de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público Federal

Servidor | 03 de outubro de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público Federal realizou o quarto paínel na última quinta-feira (28/9), com a presença de entidades sindicais para discutir estratégias de prevenção e combate às práticas de assédio no âmbito do serviço público. A assessora sindical do Sinditamaraty, Eliane Monteiro, participou da primeira etapa do encontro junto com outros representantes sindicais.
Eliane compartilhou a experiência da entidade na luta contra o assédio no Ministério das Relações Exteriores (MRE). Durante sua apresentação, destacou a importância da instituição como um espaço de apoio e acolhimento para os servidores e servidoras que enfrentam esse tipo de situação.
A assessora sindical rememorou ainda a trajetória histórica do Sindy no combate a essas práticas, e enfatizou a necessidade de uma abordagem mais colaborativa e orientada por competências na gestão do ministério.
A representante também abordou os resultados da pesquisa ‘Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho no Itamaraty’, destacando que a violência no trabalho no MRE está relacionada à desorganização e à gestão rígida e hierárquica. “A mudança para um modelo de gestão por competências e colaborativo poderia contribuir significativamente para a redução dessas práticas nocivas ao servidor”, afirmou.

Clique aqui e confira o matérial da apresentação.