Notícias

Sinditamaraty participa de mobilização contra a Reforma Administrativa

Reforma Administrativa | 28 de setembro de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


O Sinditamaraty participou da mobilização presencial contra a Reforma Administrativa, projeto que prejudica o funcionalismo público. Concentrados em frente à Câmara dos Deputados, os dirigentes da entidade pediram o arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, que vai à votação no Plenário da Câmara.

O ato contou com a presença de inúmeras entidades sindicais, coordenadas pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Unacom Sindical, entre outras. A intenção foi mostrar aos deputados federais que o funcionalismo público é contra as mudanças propostas pela Reforma Administrativa. 

O integrante do Conselho de Gestão Estratégica (CGE) do Sinditamaraty, Ezequiel Petersen, defendeu que a mudança prevista pelo governo é uma grave tentativa de precarização do serviço público, com a desculpa de modernização da gestão. “Essa PEC já foi longe demais. Deveria ter ficado na Comissão Especial. Se aprovada, ela afetará a qualidade dos serviços prestados à população”, alertou.

Para o vice-presidente do Sindicato, Antonio Cottas, a PEC 32/2020 mexe com as estruturas das carreiras, com a estabilidade, progressão funcional e direitos e garantias dos servidores. “É um projeto de desmonte do país. Ela flexibiliza e desestabiliza o funcionalismo público. Seria importante uma reforma, mas não essa que está aí, costurada como colcha de retalhos”. Ele orienta aos colegas servidores do Itamaraty a ficarem atentos ao texto e a pressionarem os parlamentares para votar contra a Reforma. 

O secretário–geral do CGE, Alexey van der Broocke, tem expectativa de que a PEC 32 não passe no Plenário da Câmara, tampouco no Senado Federal. “Esta é a sétima versão desse texto de reforma. Privatizar o serviço público e inconcebível, uma ideia absurda inspirada no empresariado”.

Durante a mobilização, vários deputados de oposição ao governo discursaram contra a PEC da Reforma e ouviram líderes sindicais, entre eles o presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, que considerou positiva a participação do Sindicato na mobilização.

“A gente precisa mais da presença dos colegas, de fazer barulho para mostrar que os servidores do Itamaraty estão preocupados com o teor dessa PEC, que é maldosa. Dentro da pequena vitória que a gente teve, eles escondem um monte de maldades que destroem o Serviço Exterior Brasileiro”, destacou. O presidente reforçou a importância da mobilização dos servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) enquanto a proposta tramitar no Congresso Nacional. 

Até o momento, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ainda não definiu a data em que deve pautar a PEC 32/2020 para discussão e debate no Plenário. 

Como ajudar estando no exterior
Servidores que estão fora do Brasil também podem colaborar com a mobilização de forma remota. O Sindicato pede que todos encaminhem mensagens aos parlamentares por e-mail ou pelas redes sociais, seguindo este padrão: 

Prezado(a) nome do parlamentar,
Sou servidor(a) público(a) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e sou contrário(a) a PEC 32/2020 (Reforma Administrativa). 

Acesse aqui a lista com os e-mails dos 513 deputados.

Veja como ficou o texto que vai para votação em Plenário
 

Assista a vídeo gravado pelo presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, sobre o assunto!