Sindy se manifesta contra a falta de inclusão em importantes eventos no MRE

Importante | 26 de setembro de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

O Sinditamaraty manifestou descontentamento em relação à falta de inclusão em eventos de grande relevância realizados pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) por meio de um comunicado oficial enviado hoje, 26, à Secretaria-Geral das Relações Exteriores (SG).

A mais recente controvérsia surgiu após o convite feito a uma categoria específica de servidores para a Palestra Magna ministrada pelo Primeiro Ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, intitulada "As Perspectivas do Vietnã sobre o Brasil e o Mundo", que ocorreu no dia 25 de setembro no auditório Wladimir Murtinho.

Este episódio somou-se à situação anterior, quando uma exclusão semelhante ocorreu no contexto do curso "Mulheres na liderança", ministrado pela filósofa Gisèle Szczyglak. As servidoras expressaram descontentamento com o fato de que, mais uma vez, apenas uma categoria de servidores foi convidada para um evento de relevância para todas as categorias.

No documento enviado hoje à Administração, o Sinditamaraty enfatizou que essa discriminação no convite vai contra os princípios fundamentais de igualdade e justiça que devem prevalecer na instituição.

"Ações dessa natureza minam a coesão institucional do MRE e podem ser interpretadas como um indesejável viés discriminatório", afirmou a presidente do sindicato, Ivana Vilela.

"E acreditamos firmemente que a inclusão de todos os servidores do Serviço Exterior Brasileiro em eventos de relevância internacional é crucial para o desenvolvimento de um serviço de excelência por parte do MRE", ressaltou Ivana.

O sindicato solicitou que, em futuras ocasiões, os convites para eventos internacionais promovidos pelo MRE sejam estendidos a todos os servidores e servidoras do Serviço Exterior Brasileiro, sob o argumento de que essa ação não apenas fortalecerá a unidade da instituição, mas também enriquecerá os eventos com uma ampla gama de perspectivas e conhecimentos.

Para acessar o documento completo, clique aqui